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Fabíola Duarte


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os princípios do conhecimento Pertinente


E fundamental que na educação tenha habilidades de organizar os conhecimentos adquiridos. Pois vivemos numa era onde as informações surgem instantaneamente e é necessário transformar essas informações em conteúdos. E isso é um problema universal de todo o cidadão deste novo milênio: como selecionar as informações e organizá-las de maneira que se transforme em conhecimento? Daí a importância de selecionar essas informações e transformá-las em conhecimentos. O Segundo Saber do livro Edgar Morim irá relatar a necessidade que o educador tem, em relacionar os problemas locais com os problemas globais.


E para que haja uma assimilação desses conteúdos, é necessário que o professor contextualize para que ocorra uma aprendizagem de qualidade. Segundo Bastien “a contextualização é condição essencial da eficácia.” Para tanto toda palavra necessita do texto, em que esse texto necessita de um contexto. E o global é mais que o contexto, pois é o conjunto das diversas partes ligadas ao global, ou seja, são todos os contextos reunidos e interligados.

O ser humano é complexo em suas diversas características, porque é biológico, social, afetivo, psíquico e racional ao mesmo tempo. E o professor tem que considerar todas essas características e entender como um todo, respeitando suas peculiaridades únicas. E a educação deve favorecer ao educando a habilidade dele formular e resolver seus problemas essenciais, a esse exercício de curiosidade se dá mais na infância e na adolescência. Por isso é importante que o pedagogo conheça todas essas questões, e estimule a criança e ao adolescente de buscar, de utilizar como uso total a inteligência geral.


Fabíola Duarte







Os Setes SAberes necessários à educação do futuro
Edgar Morim

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